quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Comentário sobre O fim do livro e a eternidade da literatura

Bom. Pelo que eu pude entender sobre esse texto e posso socializar com a palestra que tivemos sobre internet, blog, e-mail, web, modificação da escrita, evolução do livro, é que o livro como os seres humanos também sofreu modificações, os primeiros códigos que o homem escreveu foram escritos em pedras tijolos e madeira, ex: os dez mandamentos foram escritos em tábuas. A escrita primitiva era feita a estilete, e escrita da direita para a esquerda, elida ao contrário. Os Judeus tinham um livro chamado Torá, que eram riscos de pergaminho ou papiro, esse livro se desdobra a medida que se vai lendo. Foi encontrado em Jerusalém no palácio do livro, o livro de Isaías, que foi encontrado na caverna Qumram, nesse livro foi concentrado toda a cultura, tradição material e espiritual da humanidade, só que se pergunta o que seria deste livro, quando a tecnologia conseguir telas de computador com a mesma espessura de uma folha de papel?
Pois é a tecnologia está crescendo cada vez mais e já se pode perceber que ela está ocupando o lugar das bibliotecas. Hoje, pode-se ler um livro através da internet. O futuro de um livro que dependia de papel, gráfica, tinta e acabamento dá lugar agora á linguagem digital. A internet, informática está mudando a vida das pessoas, principalmente dos adolescentes e jovens que usam um vocabulário padrão, como: Legal,morou, ou cara que é uma forma de comunicação entre eles, assim como a internet, tecnologia,a linguagem também está se desenvolvendo com a chegada de sites virtuais, e-mails, essa necessidades aumentaram, mas os símbolos e imagens ainda continuam. Adolescentes entre 10 e 12 anos estão necessitando cada vez mais de comunicação impressa, e os poucos eles vão descobrindo o universo literário mais clássico, onde eles precisam lidar com sujeitos, verbos e complementos, dar valor a certas palavras e juntá-las de um jeito mais articulado e pessoal, isso é bom para esses novos adolescentes, pois já crescem sabendo usar um computador e as matérias que neles se encontram. É bom também pra uma melhor escrita, o significado das palavras, e como são escritas corretamente, mas por lado muitos iriam deixar de lado o livro que é impresso numa editora com folhas de papel, pois eles estarão disponíveis na internet, e como a sobrevivência do livro é um objeto material improdutivo, como produto industrial ele está sujeito a transformação da técnica e circunstância, e agora o espírito da letra, na necessidade de símbolo de expressão, reflexão e comunicação, não tem nada a perder da linguagem, pois ajudou a velha letra grafada em pedra ou madeira a vencer a força e comodidade de imagem.
A criação de e-mails, blogs, web foi muito bom, pois vários trabalhos que os alunos desenvolveram nas escolas podem ser postados em um blog, fazendo assim outros alunos poderem ver, e assim melhorar cada vez mais os conhecimento das pessoas, alunos e um bom desenvolvimento no futuro.



Aluna: Jociani Rech

Um comentário:

  1. Existem muitas coisas que gostaríamos que fossem eternas. Porém, algumas dessas coisas, independente da nossa vontade, serão realmente eternas pela sua necessidade; pela sua importância perante toda uma civilização. É o caso da escrita, que tem um papel fundamental na existência e organização da humanidade, independentemente do seu suporte.
    Que bom que você está construindo momentos de sua história de estudante, fazendo uso desse sistema de registro que torna bons momentos em etrnos.

    ResponderExcluir